Embarque e roteiros

Os Flexboats Natiga  realizam o transporte entre o centro da cidade de Angra dos Reis e a Ilha Grande, específicamente as comunidades de Araçatiba, praia Vermelha e praia da Longa, eventualmente praias da Enseada de Bananal e Sítio Forte (*).  O  embarque é feito na Estação Santa Luzia (CIT – Centro de Informações Turísticas – TurisAngra).

É necessário estar no local de embarque 10 minutos antes da hora da partida ou correrá o risco de perder o Natiga porque costuma ser pontual.  Procure o marinheiro identificado com camisa escrito Natiga para realizar o check-in ou Informe-se no balcão de informações do CIT e esteja atento e 5 minutos antes do horário de partida, dirija-se para embarque.

Mapa rotas maritimas entre Angra dos Reis, Araçatiba e praia Vermelha. Alerta:

Não embarque para a Vila do Abraão. Não vá para Conceição de Jacareí. Não existe linha regular de navegação fazendo a ligação entre as principais comunidades da Ilha Grande e será economicamente inviável o transporte direto de Abraão para a praia Grande de Araçatiba, praia da Longa ou Praia Vermelha.

Saindo de Angra dos Reis a navegação é em águas abrigadas, dentro da Baia da Ilha Grande, assim geralmente há pouca oscilação da embarcação. O roteiro passa próximo de algumas ilhotas e o percurso até Araçatiba tem 16 km com duração de 20 a 30 minutos e de 30 a 45 minutos até a praia vermelha. Este serviço funciona como se fosse uma linha de ônibus, atendendo moradores e turistas e assim vai fazendo paradas em algumas das praias das comunidades locais.

(*) As localidades de Bananal e Sítio Forte não fazem parte do roteiro regular de navegação. Para chegar nestes locais o percurso aumenta em 75%, por isso o preço da passagem torna-se bem mais caro, há custo mínimo a ser pago. Havendo interesse, é necessário contato prévio.